top of page
Filmes
press to zoom

Ver também:
 

Memoratório... do popular Grupo Cénico de Arentim

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11

Umas photo-conversas da Confederação 

com Joaquim Pinto, Alexandrina Mesquita, Laura Pinto, Armando Costa, Edgar Ferreira e Fernando Pinheiro

 

No dia 18 de Dezembro de 2022, às 18h00, no Salão de Junta de Freguesia de Arentim (Braga), estreámos ‘Memoratório… do popular Grupo Cénico de Arentim’, um conjunto de 4 photo-conversas surgidas após longos falatórios e de um mergulho nos espólios fotográficos e fílmicos, pessoais e colectivos ao longo do ano de 2022, na busca pelas estórias de um lugar e de suas gentes. Este é o resultado tangível do encontro entre uma companhia de Teatro e Arentim, onde de entre tantos mundos, também se faz Teatro. Quisemos perceber a história da terra e de um tempo… um modus de fazer Teatro e um jeito de fazer a vida acontecer.

Este Memoratório* é um encontro com Arentim, uma das 62 freguesias que compõem o concelho de Braga, confinando a sul e a ocidente com os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. Situa-se no vale do rio Este e está dividida em 18 lugares cuja toponímia nos remete para uma geografia humana marcada pela agricultura. E foi aqui, por entre leiras, que se fez e se faz quotidianamente o Grupo Cénico de Arentim.

* Item antigo, usado e preservado, que defina uma época, um momento da história, da cultura, de um comportamento datado e precioso, seja ou não coleccionável.

Photo-conversas com Joaquim Pinto, Alexandrina Mesquita e Laura Pinto

Estreia: 18 Dezembro 2022, Salão da J. F. de Arentim (Braga)

Integrado na operação 'ATLAS', que resulta de uma candidatura ao NORTE-07-4230-FSE-000078 - CULTURA PARA TODOS, sendo cofinanciado no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Ficha Técnica

Pesquisa · Laura Pinto, Miguel Ramos e Rosário Melo
A partir dos espólios de · Alexandrina Mesquita, Armando Costa, Edgar Ferreira, Joaquim Pinto, Laura Pinto, Arquivos Arcelino e Manuel Carneiro/ASPA/Museu Nogueira da Silva/UM, Centro Social Padre David de Oliveira Martins, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Grupo Cénico de Arentim
Conversador · Miguel Ramos
​Composição e Captação · Filipe Fernandes

Mistura · Tiago Candal
Montagem e Câmara · Luís Ferraz
Dramaturgia · Miguel Ramos
Design · Macedo Cannatà
Iluminação · Miguel Ângelo
Plateau · Maria Manada e Rosário Melo
Comunicação · Ana Coelho
Produção · Confederação
Coprodução · Município de Braga
Em colaboração com o · Grupo Cénico de Arentim
Agradecimentos · Equipa da Junta de Freguesia de Arentim e Cunha, Gentes de Arentim que partilharam connosco das suas muitas estórias, Tânia Dinis

bottom of page