Teatro
Ver também:
Auto para S. João Baptista
Talvez não haja maneira de restaurar um evento original porque o Arquivo é em si uma operação de poder. Quem decide o que é arquivado? E como é arquivado? Por tal se compreende a impossibilidade que existe numa recuperação pura da “experiência original”, que fora a representação do Auto de S.João que a 23 de Junho de 1936 por Braga se representou, frente à Igreja de S. Marcos.
Mas são certos os rumores que vão representadores representar em Braga um Auto neste Junho de 2016. Um Auto para S. João Baptista. Um Auto que fala de João e dos homens e mulheres deste mundo. Vamos falar da História e de muito daquilo que fazemos com ela. Este Auto requererá a vossa atenção, pois ela poderá completar o exposto. Porque nós mudamos de acordo com os tempos, logo, todas as possibilidades do hoje, 2016, são diferentes das que há 80 anos atrás se fizeram representar pela Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro.
Estreia
21 de Junho de 2016 às 21h30, Palácio do Raio (Braga)
Espectáculo · Confederação – colectivo de investigação teatral
Em colaboração com · Associação de Festas de S. João de Braga
Encenação e Dramaturgia · Miguel Ramos
Representadores · Andreia Ferreira Sarmento (Bailadeira 4), Bernardo Gomes (Eliakim), Carla Ferreira (Booz ⁄ Bailadeira 1), Igor Urban (Bailadeira 5), Joana Pinto Santos (Marta ⁄ Bailadeira 3), Paula Fonseca (Bailadeira Mor), Pedro Sarmento (Zacarias), Ricardo Soares (Romeiro), Rosário Melo (Bailadeira 2)
Direção musical · Maria Helena Restivo
Acordeão · Catarina Gonçalves
Violoncelo · João Silva
Voz · Silvia Sequeira
Cenografia · Confederação
Figurinos · Andreia Ferreira Sarmento
Costureiras · Adelaide Cunha e Andreia Ferreira Sarmento
Iluminotécnico · Baltasar Dàmico
Cartaz · Von Calhau!
Design e Comunicação · Maria João Macedo
Vídeo · Ricardo Soares
Fotografia · Ângelo Correia
Apoio ao ensaio · Liliana Leal
Apoio à pesquisa · Ana Macedo, Catarina Miranda, Fernando Pinheiro, Rui Ferreira
Coordenação técnica e Montagem de palco · Braga Eventos
Direcção de produção · Rosário Melo
Produção · Confederação
Co-produção · Associação de Festas de S. João de Braga
Mecenas · ABB
Apoios · Centro Interpretativo das Memórias da Misericordia de Braga, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Agradecimentos · Audiorent (Ricardo Magalhães), Associação de Proteção à Infância Bispo D.Atónio Barroso, Biblioteca do Teatro Nacional Dona Maria II, Carlos Neves; Fundação Mario Soares (Isabel Moura), Grupo Dramático 9 de Junho/CCOP, Isalinda Santos, Museu Nacional do Teatro (Isabel Cartaxo), Nova Comédia Bracarense... ao longo de todo este processo, são infinitas as conversas, por tal os agradecimentos aqui nomeados são necessariamente lacunares.