Confederação
Apresentação

a Confederação é um coletivo de investigação teatral fundado no Porto (Portugal) a 10 de Julho de 2010. No seu campo de ação distinguem-se quatro áreas: Criação, Investigação, Edição e Formação. Os espetáculos de proximidade, com uma dramaturgia própria em torno das formas populares de Teatro, habitam o centro nevrálgico da sua criação e pensamento teatrais.

É na sequência destes trabalhos de criação que urgem os projetos de investigação que, para além da incidência nas formas populares de teatro, apresentam uma forte ligação entre o teatro e as imagens em movimento.

Ainda integrada nesta área de investigação, a Confederação criou em 2013 a coleção “Cadernos Hestóricos” na qual organiza, edita e devolve ao mundo, em forma livresca, parte dos seus objetos de investigação.

Em 2014 cria as Officinas, projetos de formação de curta e média duração que servem como campo de experimentação e criação de novas formas e técnicas pedagógicas relacionadas com o fazer teatral.

Porto, 12 Janeiro 2020

Eurico, o refinador