Officinas
Ver também:
Officina de Zootrópio
Nesta Officina dedicada à infância, juventude e famílias, construímos um pequeno brinquedo óptico, e brincamos com os princípios narrativos da imagem em movimento.
O Zootrópio é um objecto giratório, com pequenas fendas por onde se pode espreitar e ver o efeito de aparente movimento das imagens colocadas no seu interior. Segundo se sabe, o Zootrópio foi criado em 1834 por William George Horner, um relojoeiro inglês, e se pensarmos nas palavras gregas Zoe e Tropos, elas significam, respectivamente, vida e roda. Ora, o Zootrópio é uma “Roda da Vida” composta por um tambor circular e giratório com pequenas brechas recortadas, através das quais se conseguem ver os desenhos dispostos em tiras. A ilusão de movimento acontece quando rodamos o tambor.
Criado na primeira metade do século XIX, cinquenta anos antes do cinema surgir, este brinquedo óptico foi fundamental para a educação do olhar e um dos responsáveis para que a cultura da ilusão do movimento criada por dispositivos científico-tecnológicos já se tivesse afirmado, aquando do aparecimento do cinema.
Officina(s) é o projeto de formação criado em 2014 pela Confederação. Palavra de origem latina, que significa - oficina, fábrica, escola - tendo o mesmo étimo de officium (trabalho, tarefa, função), termo este formado por opus (obra) e facere (fazer).
Destinatários · Crianças a partir dos 10 anos de idade, e famílias.
Duração · 2h
DISPONÍVEL PARA MARCAÇÃO
Para mais informações sobre esta e outras Officinas da Confederação:
producao@confederacao.pt || 966848598