Cinema

A Guerra Guardada

Exposição: A Guerra Guardada… fotografias de soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-1974)

Curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte

Durante os anos da guerra, milhares de jovens recrutados para Angola, Guiné-Bissau e Moçambique tiraram fotografias daquilo que os rodeava: os camaradas, os quartéis, as paisagens, o quotidiano, as populações civis, o aparato militar. Estas imagens escaparam à censura do regime, e foram guardadas ou enviadas pelo correio como provas de vida à distância.

Alguns destes homens construíram laboratórios improvisados, outros acederam a laboratórios oficiais. Vários frequentaram lojas de fotografia que floresceram com a procura gerada pela guerra, muitos compraram e trocaram imagens. Assim construíram os arquivos fotográficos de que agora mostramos partes.

Cinquenta anos após o início do conflito, algumas colecções de antigos soldados foram destruídas, como se o passado se pudesse apagar nesse gesto. Outras, com o desaparecimento dos seus donos, ficaram órfãs. Muitas sobrevivem ainda, conservadas em álbuns ou em caixas, analógicas ou digitalizadas, e são mostradas em círculos restritos ou partilhadas nas redes sociais.

A "Guerra Guardada" explora colecções pessoais de homens que em tempos foram soldados. A maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica em curso no ICS-ULisboa. As restantes estão publicadas em diversos sítios e arquivos da internet. Dispersas um pouco por todo o país, retratam um tempo e um espaço distantes, e mostram uma guerra vivida mas também imaginada. Banais ou extraordinárias, revelam os muitos mundos de uma guerra longa e anacrónica que foi mandada combater pela ditadura. Que possam provocar diálogos em democracia.

Ficha técnica da exposição

Curadoria · Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte

Fundos e intervenientes · Arquivo Aveiro e Cultura, Albano Costa Pereira, Antonino Pereira, António Barros, António Fernando Gonçalves, António Vilela, António Silvestre, Ângelo Teixeira, Boaventura Martins, Carlos Mendes, Casimiro Silva, Francisco Gomes, Fernando Penim Redondo, Fernando Silvestre, Fotosíntese/Buala, Gabriel Marques, Horácio Marcelino, João Freitas, João Gameiro, João Sousa, Joaquim Augusto Carvalho, Joaquim Cunha, Joaquim Silva, Joaquim Tomaz Soares, José Nunes Afonso, José Alves, José Cunha, José Freire, José Fernando Sousa, José Lopes, José Lourenço, José Pinto, José Rodrigues de Almeida, Luciano Leal, Luis Correa de Sá, Luis Mata, Manuel Carvalho, Manuel Rosa, Mário Martins, Mário Silva, Virgilio Santos

Artistas convidados · Daniel Barroca, Patricia Barbosa, Rita Neves, Maria Gonzaga

Máquinas Fotográficas · Fernando Penim Redondo

Museografia e Design · Ophelia Estúdio

Áudio · Confederação - colectivo de investigação teatral, AP Silvestre e  Inês Ponte

Vídeo · Inês Ponte

Gestão ICS-ULisboa · Eugénia Rodrigues, Pellegrino Cammino, Telma Vinhas

Exposição desenvolvida no âmbito do projecto de investigação de pós-doutoramento no ICS-ULisboa, "Imagem, guerra e memória: fotografia da guerra colonial nas colecções pessoais e nos arquivos institucionais" (SFRH/BPD/116134/2016), com apoio de 2020.01762.CEECIND.

>>  ESTREIA ONLINE  <<

Em diálogo com  Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, a Confederação montou 3 photo-conversas, a partir de 4 fotografias  e 3 histórias da Guerra que estreiam online no próximo dia 05 Fevereiro 2024, a partir das 17h00, no nosso canal de Youtube. Sabe mais [  >> AQUI <<  ]

Titulo · COMO SE FOSSE UM FILHO

Fotografia · Fundo privado