Mostras Documentais

Ver também:
 

Teaser:
Regina Pessoa e a trilogia da infância
Animatographo volume 4
Mostrar Mais
Regina Pessoa e a trilogia da infância 

1/6

Regina Pessoa, uma coimbrã nascida em 1969, e que em 1998 se licencia em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Data de 1992 o início da sua colaboração na Filmógrafo - Estúdio de Cinema de Animação do Porto, onde participa como animadora no filme "Os Salteadores", de Abi Feijó. Entre 94/95 faz animação e design gráfico do filme "Fado Lusitano", e em 99/00 faz a animação do filme “Clandestino”, ambos de Abi Feijó.

 

É no ano de 1999 que inicia a trilogia da infância, com a  estreia da sua primeira curta-metragem  “A NOITE”, utilizando a técnica de gravura sobre placas de gesso. Em 2005 estreia “HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ”, uma co-produção Portugal-França-Canadá, recorrendo novamente à técnica de gravura animada. Esta obra é presentemente o filme português mais premiado de sempre, somando mais de 50 prémios internacionais, incluindo o Grande Prémio de Annecy, finalista do Cartoon D’OR 2007 e Shortlist dos Óscares 2007. Em 2012 encerra a sua trilogia da infância com “KALI, O PEQUENO VAMPIRO”, uma co-produção Portugal-França-Canadá-Suíça, usando desta feita, gravura animada digital. Este último filme é  considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, património cultural internacional.

 

Nesta Mostra Documental, para além das curtas-metragens que compõem esta trilogia, podem também ver desenhos e cartazes sobre o seu processo de criação, bem como experimentar brinquedos ópticos construídos em torno do seu imaginário.

Esta Mostra Documental integrou o Animatographo volume 4, programado para o "Braga em Risco – Encontro de Ilustração 2016"

Inauguração

14 a 19 Novembro 2016, Casa dos Crivos (Braga)

Ficha Técnica

Coordenação · Miguel Ramos

Video · Ricardo Soares

Design e Comunicação · Rita Pereira

Direcção de Produção ·  Rosário Melo

Programação · Confederação – colectivo de investigação teatral

Produção · Câmara Municipal de Braga

Espólio da Mostra Documental · Casa Museu de Vilar

Em colaboração com · Casa da Animação; Cineclube Aurélio da Paz dos Reis

Agradecimentos · Abí Feijó, Regina Pessoa, Regina Machado...

© 2019  Confederação – colectivo de investigação teatral