
Mostras Documentais

Ver também:
Regina Pessoa e a trilogia da infância




Regina Pessoa, uma coimbrã nascida em 1969, e que em 1998 se licencia em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Data de 1992 o início da sua colaboração na Filmógrafo - Estúdio de Cinema de Animação do Porto, onde participa como animadora no filme "Os Salteadores", de Abi Feijó. Entre 94/95 faz animação e design gráfico do filme "Fado Lusitano", e em 99/00 faz a animação do filme “Clandestino”, ambos de Abi Feijó.
É no ano de 1999 que inicia a trilogia da infância, com a estreia da sua primeira curta-metragem “A NOITE”, utilizando a técnica de gravura sobre placas de gesso. Em 2005 estreia “HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ”, uma co-produção Portugal-França-Canadá, recorrendo novamente à técnica de gravura animada. Esta obra é presentemente o filme português mais premiado de sempre, somando mais de 50 prémios internacionais, incluindo o Grande Prémio de Annecy, finalista do Cartoon D’OR 2007 e Shortlist dos Óscares 2007. Em 2012 encerra a sua trilogia da infância com “KALI, O PEQUENO VAMPIRO”, uma co-produção Portugal-França-Canadá-Suíça, usando desta feita, gravura animada digital. Este último filme é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, património cultural internacional.
Nesta Mostra Documental, para além das curtas-metragens que compõem esta trilogia, podem também ver desenhos e cartazes sobre o seu processo de criação, bem como experimentar brinquedos ópticos construídos em torno do seu imaginário.
Esta Mostra Documental integrou o Animatographo volume 4, programado para o "Braga em Risco – Encontro de Ilustração 2016"
Inauguração
14 a 19 Novembro 2016, Casa dos Crivos (Braga)
Ficha Técnica
Coordenação · Miguel Ramos
Video · Ricardo Soares
Design e Comunicação · Rita Pereira
Direcção de Produção · Rosário Melo
Programação · Confederação – colectivo de investigação teatral
Produção · Câmara Municipal de Braga
Espólio da Mostra Documental · Casa Museu de Vilar
Em colaboração com · Casa da Animação; Cineclube Aurélio da Paz dos Reis
Agradecimentos · Abí Feijó, Regina Pessoa, Regina Machado...