Officinas
PosterOfficinaBrinquedosOpticos.jpg

Officina de Brinquedos Ópticos

press to zoom

Nesta Officina construímos Caleidoscópios, Fenacistoscópios, Zootrópios, Thaumatrópios e outros Brinquedos Ópticos com nomes mesmo difíceis.

Estes brinquedos surgidos de modo mais expressivo nas primeiras décadas do século XIX, foram, além do propósito lúdico, um veículo de investigação científica, nomeadamente no que diz respeito ao princípio da persistência retiniana. Inscrevendo-se assim numa linha de investigação que vem a culminar em 1895 com o advento do Cinema, materializando-se deste modo, séculos de experiências contínuas em torno das características da nossa percepção visual.

Officina(s) é um projecto de formação criado em 2014 pela Confederação. Palavra de origem latina, que significa - oficina, fábrica, escola - tendo o mesmo étimo de officium (trabalho, tarefa, função), termo este formado por opus (obra) e facere (fazer).

Destinatários · Crianças a partir dos 9 anos de idade; Grupos/Famílias; Profissionais da área da Educação e Artes.

Duração de participação · 5h30

PRÓXIMA OFFICINA

04 Junho 2022, 10h00 às 17h00

Salão da J. F. de Cunha, Braga

INSCRIÇÕES ]  até 29 de Maio

//

Officina de participação gratuita, integrada na programação da "Semana Municipal da Criança" e no Projecto ATLAS.
(A operação ATLAS resulta de uma candidatura do Município de Braga ao NORTE-07-4230-FSE-000078 - CULTURA PARA TODOS, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.)​

DISPONÍVEL PARA MARCAÇÃO

Para mais informações sobre esta e outras Officinas da Confederação