Mostras Documentais

Ver também:
 

Ciclo de Cinema:
Animatographo volume 7
Mostrar Mais
 
Enid Blyton

1/7

Esta Mostra Documental aconteceu 120 anos após o nascimento de Enid Blyton. Nesta viagem foi possível conhecer ou reconhecer o universo desta escritora nascida em Londres a 11 de Agosto de 1897. Ela fez com que as histórias por si criadas fizessem parte do imaginário de várias gerações, desde os anos 20 até à contemporaneidade. Com um universo eminentemente infanto-juvenil,  fez sonhar meninos e meninas que mergulhavam profundamente nas aventuras por si imaginadas.

 

Esta é uma viagem muito particular. Para a desenharmos mergulhámos na colecção privada de Paulo Ferreira, autor do site “www.misteriojuvenil.com”. Propusemos-lhe  que nos contasse uma história gráfica da Enid Blyton a partir do seu espólio. A ele juntamos algum material com outras proveniências, material esse que nos foi aparecendo no caminho a quando desta re-descoberta enquanto colectivo de teatro.

 

Esta Mostra Documental encontra-se intimamente ligada ao ANIMATOGRAPHO VOLUME 7: ENID BLYTON, que aconteceu de 3 a 7 de Julho, às 10h30 na Casa dos Crivos, integrado na Feira do Livro de Braga 2017. 

 

Esta introdução à Mostra Documental tem 4 parágrafos, e os 4 iniciam pelo determinante demonstrativo ”Esta”, o que denota alguma limitação vocabular por parte do escrevente. A mesma acusação que muitos críticos literários dirigem a Enid Blyton. É ler para crer.

 

Inauguração

1 a 16 Julho 2017, Casa dos Crivos (Braga)

Equipa de projeto

Produção · Confederação 

Organização · Câmara Municipal de Braga

Programação · Paulo Ferreira e Miguel Ramos 

Vídeo e Fotografia · Ricardo Soares

Design · Ana Rita Pereira 

Direcção de Produção · Rosário Melo 

Colaboração · Cineclube Aurélio da Paz dos Reis

© 2019  Confederação – colectivo de investigação teatral