Ciclos de Cinema

Ver também:
 

Teaser:
Animatographo volume 9
Vidas de Gato
Teaser:
Animatographo volume 8
O Circo
Mostrar Mais
Animatographo volume 9: 
Vidas de Gato

1/7

Neste volume do Animatographo temos sete sessões, tantas quanto as supostas vidas do GATO. Sete sessões com onze obras cinematográficas que nos propõem uma viagem, ora documental, ora ficcional, ora experimental, ao universo deste felino domesticado. Neste carnaval, vamos mergulhar nas vidas deste rei das cidades. Um mestre do disfarce, e da subtileza.

De Paul Terry que em 1920 nos desenha um gato apaixonado por uma gata, com um violão e um rato chanfrado, até ao novíssimo GATOS, de Ceyda Torun que estreia este fevereiro em Portugal. Um documentário belíssimo sobre as centenas de milhares de gatos que vagueiam livremente pela cidade de Istambul. Dos já clássicos, até ao mais contemporâneo que se conhece, temos gatos para todos os feitios, a cores e a preto & branco.

 

Animatographo é uma programação cinematográfica da Confederação – colectivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas Sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.

Estreia

10 a 16 de fevereiro 2018, Casa dos Crivos (Braga)

Ficha Técnica

Programação · Confederação 

Organização · Câmara Municipal de Braga

Vídeo · Ricardo Soares

Design · Ana Coelho

Direção de Produção · Rosário Melo 

Colaboração · Cineclube Aurélio da Paz dos Reis 

© 2019  Confederação – colectivo de investigação teatral