Ciclos de Cinema

Ver também:
 

Teaser:
Animatographo volume 8
O Circo
Mostra Documental:
O sotão era assim.
Mostrar Mais
Animatographo volume 8: 
O Circo

1/6

Porque será que associamos o Natal ao Circo? Ou se calhar somos só nós que o fazemos? Para nós o Natal sem Circo é algo mais triste. Não temos que necessariamente entrar nele, mas o simples passar ao largo e sabê-lo por lá com todas aquelas luzinhas a perder de vista, já nos faz sentir um calor outro em pleno Dezembro.    

Neste Animatographo volume 8, mergulhamos no universo do Circo, trazendo para o grande ecrã obras cinematográficas que nos transportam para este mundo mágico de trapezistas e palhaços, de leões e focas amestradas, de homens bala e foguetinhos luminosos.

Nesta viagem percorremos quase 90 anos de história do cinema, começando com o ‘O Circo do Mickey’ e ‘O Circo’ de Charles Chaplin, ambos realizados em 1928, e terminamos com o novíssimo ‘Circo’ de André Ruivo, estreado neste 2017.  

 

Animatographo é uma programação cinematográfica da Confederação – colectivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas Sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.

Estreia

20 a 22 de Dezembro 2017, Casa dos Crivos (Braga)

Ficha Técnica

Programação · Confederação 

Organização · Câmara Municipal de Braga

Vídeo · Ricardo Soares

Design · Ana Coelho

Direção de Produção · Rosário Melo 

Colaboração · Cineclube Aurélio da Paz dos Reis 

© 2019  Confederação – colectivo de investigação teatral