Ciclos de Cinema

Mostrar Mais
Animatographo volume 12:
Charles Perrault

Este Natal partimos à procura dos contos de fada de Charles Perrault, autor que pela primeira utilizou em língua francesa a expressão ‘Era uma vez’. Ao longo destas 6 sessões, vamos conhecer um montão de adaptações ao cinema deste escritor do qual todos conhecemos um pouquinho. E vejam lá bem… até vamos ver um filme realizado em 1899 por George Mélies.

Animatographo é uma programação cinematográfica da Confederação – colectivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas Sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.

16 a 21 de Dezembro 2019, Casa dos Crivos (Braga)

Programação · Confederação

Coprogramação · Cineclube Aurélio da Paz dos Reis

Organização · Câmara Municipal de Braga

Vídeo · Ricardo Soares

Design · Ana Coelho

Direção de Produção · Rosário Melo

Apoio · Goethe Institut - Portugal

Agradecimentos · Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema; Ricardo Vieira Lisboa, Pedro Ludgero, Saguenail & Regina Guimarães

Ajudaram a programar este volume · Pedro Ludgero, Ricardo Vieira Lisboa, Regina Guimarães & Saguenail.