Officinas

Officina de Caleidoscópio

Nesta Officina dedicada à infância, juventude e famílias, construímos um pequeno brinquedo óptico e brincamos com os princípios narrativos da luz.

Crê-se que foi em 1817, em Inglaterra, que David Brewster (1781-1868), um físico escocês, inventou o Caleidoscópio. Brewster quis dar à sua criação um nome que lhe parecesse adequado e sendo ele um homem culto, conhecedor do grego antigo, uniu as palavras gregas kalos (belo) + eidos (imagem) + scopéo (vejo), dando assim origem à palavra Caleidoscópio (vejo belas imagens).

Diz-se que um ano após o nascimento do Caleidoscópio pelas mãos de Brewster, este provocou a admiração universal. No entanto, afirma-se que o objeto já seria conhecido no século XVII e que houve até um Francês que adquiriu um por 20.000 francos. Este objeto, que ainda não tinha o nome de Caleidoscópio, era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido ou missangas.

Officina(s) é o projeto de formação criado em 2014 pela Confederação. Palavra de origem latina, que significa - oficina, fábrica, escola - tendo o mesmo étimo de officium (trabalho, tarefa, função), termo este formado por opus (obra) e facere (fazer).

Destinatários · Crianças a partir dos 10 anos de idade

Duração · 3h

DISPONÍVEL PARA MARCAÇÃO

Para mais informações sobre esta e outras Officinas da Confederação:

producao@confederacao.pt || 966848598