Teatro
Officina de Teatro Juvenil
O Auto do Curandeiro

Existe um CURAndeiro que atende no Café, o centro de todos os encontros e desencontros da Associação. Um pai que vem agradecer a cura que o CURAndeiro fará ao seu filho, 2 vizinhas que são amigas de dizer, e um irmão em desespero celeste pelo seu outro que está doente.

Neste 4º espetáculo, a Officina  de Teatro Juvenil apresenta-nos O Auto do CURAndeiro, escrito por António Aleixo em Agosto de 1949, em Loulé. Este Auto dá-nos um olhar corrosivo sobre a relação de poder entre classes sociais. Em 1949, vivia-se em Portugal um regime ditatorial encabeçado por Oliveira Salazar que, segundo se dizia, nos tinha livrado da Segunda Guerra Mundial que acabara dois anos antes. Portugal vivia uma paz social, sobre a batuta de um Estado Novo onde Poder Politico e Poder Eclesiástico viviam de mãos dadas, sob um mesmo lema: Deus, Pátria, Autoridade. Quem são os CURAndeiros, e os Pais Agradecidos neste séc.XXI, agora que o Estado já não é novo?

11 Julho de 2015 || 17h - Café do CCOP (Porto)

A partir do Texto · “O Auto do CURAndeiro” de António Aleixo

Um espectáculo da · Officina de Teatro Juvenil

Intérpretes · Adão Reis (Doente), Gonçalo Tato (Irmão do Doente, Pai Agradecido), Mafalda Moreira (Velha e Vizinha), Paulo Ventura (Mestre Cafeteiro), Rosário Melo (Médico), Ruben Estrela (Vizinha Maria), Sofia Silva (Curandeira)

Encenação · Miguel Ramos

Assistência de Encenação · Rosário Melo

Cenografia · Café do CCOP

Figurinos ·  Officina de Teatro Juvenil

Iluminotécnico · Baltasar Dàmico

Cartaz · Alfredo Sapateiro

Produção · Confederação – colectivo de investigação teatral

Co-Produção · Catapulta / SOS – Racismo , CCOP,

Agradecimentos · Rua do Sol, Café do CCOP

Classificação Etária · Para todos

Duração aprox · 40min

Lotação Limitada · 40 aprox.

Bilheteira · Entrada Livre