Cinema

Memoratório... do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia

Umas photo-conversas da Confederação & Tânia Dinis

com Rui Brandão, Manuel Vilela, Helder Teixeira, Severa da Rocha, António Soares e Manuel Pereira

Este Memoratório* pertence a uma certa viagem, a uma partilha, é um encontro pelo usado e preservado Grupo Musical de Miragaia. Uma Associação nascida a 1 de Janeiro de 1926, ano da instauração da Censura em Portugal e da Revolução de Maio comandada pelo general Gomes da Costa. De onde vem e para onde vai este lugar de encontros bem defronte ao rio Douro.

Para alguns uma revisita, para tantos outros uma visita aos arquivos colectivos e pessoais daqueles que fizeram estas estórias. Uma viagem por uma memória, uma cultura, um património, um certo jeito de estar reflectido no acto íntimo da partilha por parte daqueles que vão desenhando este mapa sensível ao longo de um quase centenário.

* Item antigo, usado e preservado, que defina uma época, um momento da história, da cultura, de um comportamento datado e precioso, seja ou não coleccionável.

Para assistir a todas as photo-conversas clique [  >> AQUI << ]

Pesquisa · Tânia Dinis, Rosário Melo e Miguel Ramos

A partir dos espólios de · Arquivo Histórico Municipal do Porto, Arquivo RTP, Arquivo fotográfico do CD25A-UC. (Colecção A. Alves Costa), António Soares, Centro Português de Fotografia, Eduardo Sequeira, Emília Sequeira, Grupo Musical de Miragaia, José Caio, Manuel Pereira, Manuel Vilela, Severa da Rocha, Tita

Conversatriz · Tânia Dinis