Ciclos de Cinema

Animatographo volume 4:
Regina Pessoa e a trilogia da infância

O Animatographo – volume 4, integrou a programação do “Braga em Risco – Encontro de Ilustração 2016”, e encontra-se dividido em 2 partes distintas: uma Mostra Documental denomiada “Regina Pessoa, e a Trilogia da Infância”, onde estão patentes brinquedos ópticos que podemos ver e experimentar, provenientes do espólio da Casa Museu de Vilar, e a projeção continua das três curta-metragens que compõem esta trilogia.

A segunda parte deste volume 4 , aconteceu sábado, 19 de Novembro às 15h30, a quando da projecção no Auditório da Casa dos Crivos a longa metragem “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Esta multi premiada animação, de um desenho/ilustração singulares, surge para nos questionar o mundo moderno através do olhar de uma criança que, sentindo a falta do pai, parte da sua aldeia em busca do desconhecido. Antecedendo esta projecção, foram exibidas no mesmo local, às 15h, os três filmes que compõem a Trilogia da Infância de Regina Pessoa: A Noite (1999), História trágica com final feliz (2005), Kali – o pequeno vampiro.

Animatographo é uma programação cinematográfica da Confederação – colectivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas Sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.

12 a 19 de Novembro 2016, Casa dos Crivos (Braga)

12 a 19 Novembro 2016

Mostra Documental "Regina Pessoa, e a Trilogia da Infância"

19 Novembro 2016 || 15h00