Ciclos de Cinema

Mostrar Mais
Animatographo volume 10:
Contos de Natal

Será que passar filmes sobre o Natal no Natal é um pleonasmo ou é somente mais uma forma de percebermos que efetivamente estamos no Natal? Se os filmes forem mostrados aqueles que poucos Natais passaram, talvez haja uma atenuante. E se esses filmes tiverem um burro que não é mais que um ator, um Pai Natal que perde a sensibilidade graças ao uso abusivo da tecnologia, uma raposa que pensa que é uma galinha, um coelho que se comporta como uma cegonha e um pato que quer substituir o Pai Natal, tanto na quinta como no Pólo Norte? Cá para nós, isto vai ser um Animatographo de risos e foguetório na sala de cinema mais pequena de Braga.

Animatographo é uma programação cinematográfica da Confederação – colectivo de investigação teatral dedicada à Infância e Juventude. O nome dado a estas Sessões vem do latim animus (animado) e do grego graphein (descrever). Foi este o nome dado às primeiras salas de cinema portuguesas e simultaneamente o termo pelo qual ficou conhecido em Portugal o Cinematographo, uma máquina de filmar, revelar e projetar, patenteada pelos irmãos Lumière (França) em 1895 e trazida para Portugal em 1896 pelo pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.

17 a 22 de Dezembro 2018, Casa dos Crivos (Braga)

Programação · Confederação

Organização · Câmara Municipal de Braga